Analista sobre guerra subterrânea dos EUA: Pyongyang não esperará sentada por 'toupeiras'

Surgiram notícias de que os EUA investirão 500 milhões de dólares no preparo de soldados norte-americanos para combate subterrâneo. Em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik, o especialista militar Viktor Baranets comentou a novidade.
Sputnik

O exército norte-americano acredita que em breve as guerras serão conduzidas em cidades com sistema de comunicação subterrânea, informa o canal RT, citando dados do jornal britânico The Times sobre investimento dos EUA de meio bilhão de dólares no preparo de soldados para combate subterrâneo e compra de equipamento necessário.

Washington aconselha Alemanha: Comprem F-35 ou não poderão bombardear a Rússia
Além do mais, os EUA já estão trabalhando na mudança da doutrina militar. De acordo com militares americanos, ela deve levar em consideração que conflitos vão ocorrer com mais frequência em capitais tais como Seul e dos países bálticos. Em novembro, por exemplo, foi publicado o manual de guerra subterrânea para "uso imediato", acrescenta The Times.

Em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik, o especialista militar Viktor Baranets comentou a publicação do jornal britânico.

"Americanos analisam constantemente guerras futuras e mudam constantemente sua doutrina. Por alguma razão, pareceu-lhes que as guerras futuras vão ser conduzidas somente em cidades densas. Eles acham que cada cidade grande vá ser inevitavelmente transformada em fortaleza, que deverá enfrentar condições difíceis: sem água, luz, ar etc. Americanos são práticos, mas, claramente, sonhadores. Eles têm dinheiro e perdem juízo à sua própria maneira. Para eles, 500 milhões de dólares [quase dois bilhões de reais], em comparação ao orçamento militar de 800 bilhões de dólares [mais de três trilhões de reais], são centavos", ressaltou.

Trump espera que encontro com Putin contribua para aumento da segurança global
Para Baranets, somente as pouquíssimas forças especiais dos EUA podem combater em guerras subterrâneas, sendo o valor investido "adequado". O especialista afirma que os norte-americanos "amam frases impressionantes. Agora a sua atenção está focada na Coreia do Norte. Mas os norte-coreanos muito tempo atrás previram essa ameaça. Por isso os norte-americanos podem não sair de baixo da terra. Seria errado considerar os norte-coreanos selvagens ao ponto de ficarem sentados à espera da saída de baixo do chão dos americanos como toupeiras conquistando tropas de Kim Jong-un. Trata-se de contos de fada engraçados", resumiu.

Comentar