Segundo o autor, depois da Guerra dos Seis Dias que teve lugar em 1967, Israel estava mergulhado na euforia por sua devastadora vitória sobre o Egito. Desde então, em Israel se estabeleceu a opinião que os árabes teriam perdido seu poder militar e não poderiam recuperá-lo.
A URSS, por sua vez, ajudou a restaurar as Forças Armadas do país árabe e forneceu novos armamentos. Esses armamentos foram usados contra Israel em 5 de outubro de 1973.
O ataque do Egito pegou de surpresa o exército israelense. Com 3.000 soldados mortos, mais de 900 tanques e 200 aviões destruídos, o golpe realizado pelas forças do Egito foi arrasador.
Ao ver que a derrota era iminente e não estando disposta a capitular, a primeira-ministra de Israel, Golda Meir, deu a ordem de usar armas nucleares para destruir Damasco e o Cairo. Apesar de não estarem de acordo com a decisão da presidente, os militares começaram a preparar o armamento nuclear para o ataque.
Os serviços de inteligência soviéticos obtiveram a informação sobre o ataque que estava se preparando e tentaram dissuadi-lo por meios diplomáticos. Insinuou-se que a União Soviética tinha pactos militares com os dois países árabes e responderia de maneira coerente.
O avião entrou no espaço aéreo de Israel, tendo três caças de produção francesa Mirage levantado voo para interceptar o intruso. Entretanto, o “intruso” voava a uma altitude e velocidade inalcançáveis para os Mirage, explicou o coronel.
Foram disparados vários mísseis contra o MiG-25, mas o avião voava duas vezes mais rápido que seus adversários e a muito maior altitude. Assim, o caça soviético deu seis voltas sobre Tel Aviv sem ser abatido.
Foram ainda enviados caças americanos Phantom F-4 e os israelenses também não conseguiram alcançar o alvo desconhecido. Isso deixou todos perplexos, pois até agora "os árabes não tinham nada parecido".
"Foi então que Golda Meir se deu conta do que estava ocorrendo e optou por solucionar o conflito por via diplomática", afirmou o autor.
No ano seguinte, Golda Meir e o ministro da Defesa, Moshe Dayan, abandonaram o palco político depois de perderem as eleições.
O caça MiG-25 superou todos seus adversários até o fim dos anos 70. Pode atingir uma altitude de 23 quilômetros e uma velocidade de 3.600 quilômetros por hora. Naquela época o avião era absolutamente inalcançável para os sistemas de defesa antiaérea dos adversários.