"Nós discutimos a questão do F-35 com Trump, ele prometeu considerar o problema e tomar as medidas necessárias. Desde o dia de sua eleição, Trump quer desenvolver relações com a Turquia. A partir de agora, apesar de algumas coisas desagradáveis para nós vindo do Senado [dos EUA], não há problemas com os F-35, sua transferência foi concluída e a cooperação no projeto continua. A OTAN disse anteriormente que a Turquia é um país independente e toma suas próprias decisões. Os 400s não são uma ameaça para a OTAN, nós os compramos para nossa defesa", disse Cavusoglu à emissora da NTV.
Em meados de abril, o vice-secretário de Estado para Assuntos Europeus e Eurasienses, Wess Mitchell, disse que a aquisição dos sistemas de mísseis de defesa aérea S-400 da Rússia por Ancara poderia afetar negativamente a entrega dos caças F-35 de quinta geração para a Turquia.
Além disso, um grupo de senadores composto por republicanos e democratas quer bloquear o fornecimento de F-35s para Ancara devido à prisão do pastor Andrew Brunson, que está sendo julgado sob acusação de ajudar grupos terroristas.