Mídia: Reino Unido e EUA temem que Rússia tenha acesso à tecnologia secreta dos F-35

O Reino Unido começou a receber o fornecimento de caças norte-americanos F-35, segundo informou o jornal britânico Daily Telegraph. Por sua vez, a Turquia planeja comprar simultaneamente tanto caças F-35 como os sistemas de defesa antiaérea S-400 da Rússia.
Sputnik

Londres e Washington receiam que, com o uso dos dois sistemas pelos turcos, Moscou venha a ter acesso à tecnologia secreta dos caças e a informações sobre suas vulnerabilidades.

Washington aconselha Alemanha: Comprem F-35 ou não poderão bombardear a Rússia
O Reino Unido promete adquirir 138 caças aos EUA. Os primeiros quatros caças F-35 já chegaram à base da Força Aérea britânica e em breve serão submetidos a testes de campo a bordo do porta-aviões HMS Queen Elizabeth.

Ao mesmo tempo, a Turquia planeja comprar não apenas os caças norte-americanos como os modernos sistemas de mísseis antiaéreos S-400 da Rússia. Especialistas receiam que o uso conjunto de dois sistemas leve a vazamento de dados sobre as vulnerabilidades dos F-35 para a Rússia, explica o jornal.

O senador dos EUA Chris Van Hollen sugeriu a suspensão do fornecimento dos caças a Ancara até que a Turquia desista de comprar os sistemas russos. Ele também observou que a compra simultânea ameaça a segurança nacional dos EUA, o que ele descreveu como "inaceitável".

Competição eterna: especialista comenta planos dos EUA de combater S-400 russos
Por sua vez, Mark Francois, membro do Comitê Seleto da Defesa do parlamento britânico, disse que o Reino Unido está investindo muito nos F-35, particularmente por causa da tecnologia stealth.

"Não queremos que algo comprometa essa capacidade, inclusive a venda dos S-400 à Turquia", disse.

Segundo ele, a aquisição dos sistemas S-400 certamente causará preocupação no Ministério da Defesa do Reino Unido, porque é "bastante óbvio" que a Rússia está interessada em obter essa informação.

Comentar