Washington planeja instalar novas bombas nucleares na Europa

Durante a próxima cúpula da OTAN, que será realizada entre 11 e 12 de julho em Bruxelas, os EUA planejam propor instalar bombas nucleares modernizadas nas bases militares em alguns países europeus, disse à Sputnik uma fonte diplomática.
Sputnik

"Os EUA planejam instalar nos próximos anos bombas nucleares modernizadas nas bases militares em alguns países europeus. Espera-se que a questão seja abordada no âmbito da próxima cúpula da OTAN em Bruxelas", disse o interlocutor da agência.

Segundo ele, trata-se da transformação das bombas táticas norte-americanas B61 que, de acordo com a mídia europeia, ficam na Alemanha, Holanda, Bélgica, Itália e Turquia desde a década de 60, em ogivas nucleares guiados B61-12.

EUA realizam testes de qualificação da bomba nuclear B61-12 (VÍDEO)
Em junho, a Força Aérea dos EUA realizou os primeiros testes de qualificação da nova bomba nuclear guiada B61-12. Para os testes, os militares norte-americanos utilizaram o bombardeiro estratégico de tecnologias furtivas B-2 Spirit. Os testes da bomba nuclear sem carga decorreram no dia 9 de junho no polígono militar no estado de Nevada, sendo coordenados pela 419º Esquadrão de Testes da base aérea de Edwards.

Os EUA planejam posicionar B61-12 nas bases militares na Europa, ou seja, na Alemanha, Itália, Turquia, Bélgica e nos Países Baixos. As bombas aéreas devem sem compatíveis com plataformas dos caças polivalentes de quinta geração F-35 Lightning II. Prevê-se, que os primeiros B61-12 entrem em serviço até 2020.

Comentar