EUA temem vazamento de tecnologias do F-35? Já tudo é conhecido, diz analista

Os EUA e Reino Unido temem que a Rússia, com a ajuda da Turquia, saiba os "segredos" dos caças norte-americanos F-35, é referido na mídia. Na entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik, o especialista militar Oleg Glazunov afirma que, na verdade, Washington e Londres temem outra coisa.
Sputnik

A Rússia pode ganhar acesso às tecnologias secretas do caça estadunidense de quinta geração F-35, informa o diário The Telegraph.

'Pura fachada': analistas falam sobre último teste de bomba nuclear nos EUA
O Reino Unido pretende comprar 138 aviões F-35, e a Turquia, por sua vez, busca adquirir tanto os F-35, como o sistema antiaéreo russo S-400. Os especialistas mostram preocupação por Ancara poder vir a usar ambos os sistemas e, nesse caso, a informação sobre a vulnerabilidade dos caças poder cair nas mãos de Moscou.

O Senado dos EUA já aprovou a proibição de venda dos F-35 à Turquia caso o país insista na compra dos mísseis S-400. No entanto, Ancara já recebeu de Washington os primeiros aviões F-35 apesar das tentativas do órgão de bloquear o contrato.

Na entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik, o analista militar Oleg Glazunov comentou a situação.

Fuzileiros navais dos EUA perdem o 1º caça F-35
"É pouco provável que os obsoletos aviões norte-americanos nos interessem, tudo neles já é conhecido. Simplesmente os EUA e o Reino Unido temem uma maior cooperação entre a Turquia e a Rússia na esfera do fornecimento de armas. Os EUA estão apreensivos por a Turquia poder sair da sua influência e se aproximar da Rússia e, em especial, comprar armamentos russos que, a propósito, estão entre os melhores. Não é por acaso que a Turquia compra os nossos sistemas antiaéreos S-400. A política dos EUA hoje em dia parece desorganizada e o presidente Erdogan não pode fazer nada senão buscar um aliado na pessoa da Rússia. Por isso os EUA pressionam o presidente turco, tentam com que ele aja nos interesses dos EUA, mas não da Turquia", explicou Glazunov.

Comentar