Guerra climática? General iraniano acusa Israel de roubar chuva e neve

O chefe da Organização de Defesa Civil do Irã acusou Israel de manipular o clima para impedir a chuva sobre o Irã "roubando nuvens", informou o portal de notícias israelense, ynetnews.
Sputnik

O general de brigada iraniano Gholam Reza Jalali disse que o clima do país tem mudado, o que provam os estudos de cientistas iranianos.

"Estamos enfrentando um problema de roubo de nuvens e neve", declarou o militar iraniano, citado pelo Ynetnews.

Segundo Jalali, "Israel e outro país na região têm equipes conjuntas, cujo trabalho é garantir que as nuvens que entram no céu sobre o Irã sejam incapazes de trazer chuva".

O general acrescentou que nos últimos quatro anos, todos os picos montanhosos acima de 2,2 mil metros em toda a região desde o Afeganistão até o mar Mediterrâneo têm estado cobertos com neve com exceção do Irã.

'Vocês pararam Cristiano Ronaldo!': Netanyahu usa Copa para estimular golpe no Irã
Porém, o chefe do serviço meteorológico do Irã, Ahad Vazife, afirmou que a instituição não dispõe de tais dados, acrescentando que "o Irã está sofrendo de uma seca prolongada, mas esta é uma tendência global que não se aplica apenas ao Irã".

Não é a primeira vez que um funcionário iraniano acusa países adversários de roubarem chuva.

O ex-presidente do país, Mahmoud Ahmadinejad, acusou os países ocidentais de desenvolverem planos para "causar uma seca" no Irã, lembrou o Ynetnews.

Comentar