Notícias do Brasil

Petrobras celebra acordo de energia renovável com gigantes francesas

A Petrobras assinou nesta segunda-feira um memorando de entendimento com as empresas francesas Total e Total Eren, com objetivo de analisar novos negócios nos segmentos de energia solar e energia eólica no Brasil.
Sputnik

A estatal brasileira divulgou uma nota sobre a assinatura do documento que, segundo Petrobras, foi consequência dos promissores resultados iniciais obtidos pela parceria estratégica assinada em fevereiro do ano passado entre as duas empresas.

“A realização desse acordo faz parte da estratégia da Petrobras em desenvolver negócios de alto valor em energia renovável, em parceria com grandes players globais, visando a transição para uma matriz de baixo carbono”, diz a nota.

Por que política de preços da Petrobras contradiz projeto de autossuficiência em petróleo?
“O desenvolvimento de uma parceria dessa natureza tem como principais benefícios a diluição de riscos relacionados ao negócio de energias renováveis no Brasil e potenciais ganhos de escala e sinergias”, acrescentou o comunicado da Petrobras.

Segundo o comunicado, a Petrobras possui quatro parques eólicos em parceria, que foram negociados no Ambiente de Comercialização Regulado (ACR) no leilão de energia de reserva de 2009 e entraram em operação em 2011, somando 104 MW instalados. Além disso, possui uma unidade de pesquisa e desenvolvimento em energia solar fotovoltaica de 1,1 MW no Rio Grande do Norte. Por sua vez, a Total Eren (resultado da aquisição pela Total em 2017 de participação indireta de 23% na Eren Renewable Energy) desenvolve projetos de energia e tem meta de alcançar uma capacidade instalada líquida global de mais de 3 GW até 2022.

Comentar