Trump ameaça Reino Unido para caso o Brexit de Theresa May seja aprovado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que os Estados Unidos acabariam com qualquer acordo comercial com o Reino Unido se a primeira-ministra, Theresa May, ao lado da União Europeia (UE) implementarem um acordo que comprometa o Brexit.
Sputnik

"Se eles [o Reino Unido] fizerem um acordo como esse, nós estaríamos negociando com a União Europeia ao invés de negociar com o Reino Unido, então isso provavelmente acabará com o acordo", disse Trump ao jornal The Sun nesta quinta-feira (12), quando questionado sobre o acordo do Brexit que May tenta costurar com a UE.

Trump também afirmou que os EUA tem tido problemas com UE afirmando que o bloco europeu não tem tratado os Estados Unidos de forma justa.

O plano de Theresa May, que prevê que o Reino Unido permaneça na zona alfandegária da União Europeia causou um êxodo ministerial e colocou o governo em crise. Nos últimos dias, Boris Johnson deixou o Ministério de Relações Exteriores do Reino Unido assim como o secretário do Brexit, David Davis.

Trump: Brexit de Theresa May não é o mesmo pelo qual povo britânico votou
A primeira-ministra se prepara para um encontro com Trump na sexta-feira (13).

A zona alfandegária da União Europeia inclui países de fora do bloco e funciona quase como uma área de livre comércio. Apesar de que que o acordo livra o comércio entre os páises membros de tarifas, há uma implementaçãode uma taxa alfandegária comum, ao comércio externo. Essa taxa é negociada pela Comissão Europeia em âmbito internacional.

O acordo é uma política da União Europeia que funciona desde 1958 e reúne 32 países, incluindo não membro da UE, como a Turquia.

Comentar