General americano: compra de S-400 por Ancara ameaça expor tecnologias de caças F-35

Os planos da Turquia de adquirir sistemas russos de defesa antiaérea S-400 criam riscos para a OTAN, afirmou o comandante da Força Aérea dos EUA na Europa e na África, general Tod Wolters.
Sputnik

Segundo o militar, a compra dos S-400 dos "conhecidos adversários" da OTAN permitirá que a Rússia estude detalhadamente o alcance de detecção e características técnicas dos caças estadunidenses F-35.

"Qualquer coisa que um S-400 possa fazer para ganhar a possibilidade de entender melhor uma capacidade como o F-35 não é de nenhuma forma vantajosa para a Aliança", comentou Wolters, citado pela Reuters.

EUA não devem temer compra de S-400 russos se não pretendem atacar Turquia, diz analista
De acordo com um porta-voz da Força Aérea norte-americana, Noruega, Reino Unido e Itália esperam ter 40 caças F-35 americanos na Europa até fim deste ano, sendo outros 24 aviões entregues no ano que vem.

Os planos de Ancara de comprar sistemas de defesa antiaérea russos causaram tensões nas relações entre EUA e Turquia com o governo estadunidense buscando formas de bloquear venda de seus caças a Ancara.

No mês passado, Wess Mitchell, assessor do secretário de Estado para Assuntos da Eurásia, avisou que Washington iria aplicar sanções se Ancara continuasse com a compra de S-400 enquanto negocia com os EUA compra de F-35. Mais tarde, o funcionário acrescentou que Washington poderia bloquear entrega de caças, citando preocupações de segurança nacional.

Comentar