Trump: todo o mundo está interessado em boas relações entre Rússia e EUA

Na capital finlandesa de Helsinque se iniciou o encontro entre Vladimir Putin e Donald Trump. Antes de ficarem a sós, os dois líderes tiveram uma sessão aberta das negociações com a participação da mídia.
Sputnik

Antes de tudo, o presidente norte-americano parabenizou o homólogo russo por ter realizado com sucesso a Copa do Mundo 2018, que acabou no último domingo (15) com a vitória da França.

Trump: 'Vários anos de estupidez e tolice dos EUA' pioraram relações com Rússia
Passando à agenda do encontro, Trump afirmou que ele e Putin têm muitas questões de um vasto leque a discutirem.

"O importante é que temos muitos temas para discutirmos: desde o comércio até questões de defesa, mísseis, questão nuclear, relações com a China — o nosso amigo comum", disse o mandatário norte-americano no início da cúpula.

O presidente dos Estados Unidos também expressou a opinião que Moscou e Washington têm uma grande oportunidade de melhorarem as relações.

"Os nossos países têm uma grande oportunidade para melhorarem as nossas relações. Nossas relações não têm sido muito boas nos últimos anos […] mas acredito que acabaremos tendo uma relação extraordinária", comentou Trump antes de negociar a sós com Putin.

Continuando seu discurso, o líder estadunidense opinou que o melhoramento das relações entre as duas potências é do interesse de todo o mundo.

"Acho que o mundo quer ver que nos daremos bem, duas potências nucleares", disse.

EUA poderão entregar sua base de Al-Tanf na Síria para a Rússia?
A parte aberta das negociações entre os dois mandatários durou um pouco mais de cinco minutos e terminou com um aperto de mãos.

Nesta segunda-feira (16), em Helsinque se realiza a primeira cúpula formal entre os presidentes da Rússia e dos EUA.

Segundo foi informado antes, Trump e Putin vão discutir as perspectivas das relações bilaterais e assuntos da atualidade internacional.

Após o encontro privado, os líderes continuarão as negociações acompanhados por suas delegações. A cúpula terminará com uma coletiva de imprensa conjunta.

Comentar