EUA estariam tentando vender seus Patriot à Turquia para impedir compra de S-400 russos?

Os Estados Unidos tem tentado dissuadir a Turquia de comprar os sistemas de defesa antiaérea S-400 à Rússia, argumentando que Moscou poderia usá-los para obter as características secretas dos caças norte-americanos de 5ª geração F-35, que a Turquia também está adquirindo.
Sputnik

Enquanto isso, a vice-secretária de Estado interina para Assuntos Político-Militares, Tina Kaidanow, vem discutindo a possibilidade de vender a Ancara sistemas de defesa aérea americanos Patriot, informou a Reuters.

Kaidanow está atualmente no salão aéreo de Farnborough, no Reino Unido, negociando acordos comerciais com seus aliados, mas não está claro o que ela falou com os representantes turcos.

"[Estamos] tentando dar a entender aos turcos o que podemos fazer em relação aos Patriot", disse Kaidanow aos jornalistas no show aéreo, citada pela Reuters.

General americano: compra de S-400 por Ancara ameaça expor tecnologias de caças F-35
Segundo a vice-secretária, o objetivo dos EUA é assegurar que os sistemas de defesa obtidos por seus aliados continuem "apoiando as relações estratégicas" entre Washington e os parceiros.

Os Estados Unidos têm tentado convencer a Turquia a abdicar de seu contrato de compra de sistemas S-400 russos, firmado em dezembro de 2017, não têm tido muito sucesso até agora. O Congresso norte-americano aprovou uma lei bloqueando a entrega de caças F-35 à Turquia enquanto o Pentágono não receber um relatório provando que os S-400 russos não representam ameaça para os seus aviões.

Ancara, por sua parte, condenou o passo dos EUA, afirmando que cumpriu todas as suas obrigações para receber os F-35 e já começou a pagar pelo fornecimento.

Comentar