Notícias do Brasil

Presidente da Embratur: Brasil aproveitou 'vitrine' da Copa na Rússia (EXCLUSIVO)

A Embratur – Instituto Brasileiro de Turismo informou que sua campanha Happy By Nature (Felizes por Natureza), iniciada em 16 de junho em Moscou, no começo da Copa do Mundo, alcançou 304 milhões de pessoas.
Sputnik

Somente na imprensa internacional, o público estimado é de 200 milhões de leitores de 50 matérias publicadas em jornais e portais. Nas mídias sociais, são 104 milhões de impressões das publicações, e mais de 2,8 milhões de engajamentos nos posts, como curtidas, reações, comentários e cliques. 

Jeitinho brasileiro: baiano ganha dinheiro como guia turístico na Copa
Além disso, houve um alcance aproximado de 3 milhões via influenciadores digitais.

Em entevista exclusiva à Sputnik Brasil, a Presidente da Embratur, Teté Bezerra, disse que a campanha alcançou seu objetivo. Toda a imprensa mundial e todos os olhos do mundo estavam voltados para a Rússia. Assim, Moscou se transformou em uma grande vitrine para o Brasil também.

"Depois dos grandes eventos realizados no Brasil — a Copa do Mundo e a Olimíada — as pesquisas realizadas com turistas internacionais mostram que o fator mais apreciado por estes foi a hospitalidade do povo brasileiro. Além disso foi citada a natureza do Brasil. Somos considerados o número um em belezas naturais pelo Forum Econômico Mundial. Por isso fizemos esse jogo de palavras — Felizes por Natureza", contou a interlocutora da Sputnik.

Teté Bezerra revelou que a ação foi também uma forma de atingir mercados estratégicos para o turismo brasileiro, tais como EUA, Alemanha e Argentina.

"Alemanha e EUA não foram para Copa, mas o impacto da nossa campanha atingiu eles", explicou. 

Quanto à atratividade do Brasil para turistas russos, a presidente da Embratur afirmou que a situação precisa melhorar.

"Podemos receber muito mais [turistas russos]. Segundo estimativas de 2017, existem mais de 23 milhões de russos viajando para o exterior por ano. Esses 23 milhões de viajantes geram em torno de 26 bilhões de dólares. É um número impactante. Nós temos pouca visitação do mercado russo e queremos ampliar".

Por isso, disse a representante do turismo brasieiro, além de aproveitar Moscou como vitrine, a campanha se focou em mostrar para o público russo todos os atrativos e destinos nacionais.

Teté Bezerra ressaltou a grande importância da promoção do turismo para ajudar o país a saír da atual crise econômica. 

"O Turismo no Brasil é responsável por 8% do PIB nacional. De cada 5 empregos no mundo, um está relacionado com o turismo. Temos grandes países que passaram por crises econômicas — Grécia, Espanha, Portugal — e que superaram suas crises fortalecendo o turismo, que gera emprego e oportunidades". 

Nesse sentido, a presidente da Embratur revelou que o governo lançou com esse propósito o programa Brasil mais Turismo e mudanças na legislação estão em curso para promover o turismo internacional no país. A campanha  Happy By Nature faz parte desse processo e já está repercutindo no mundo todo.

Agora a Embratur está preparando sua próxima campanha, com objetivo de atrair turistas internacionais durante o verão brasileiro.

"O verão no Brasil é maravilhoso. É sol, é praia e o nosso litoral é fantástico. Além das belezas naturais, temos destinos culturais e de ecoturismo que são muito procurados por turistas internacionais", concluiu.

Comentar