Esferas de cooperação
O embaixador ressaltou que, em primeiro lugar, a cooperação decorre na esfera política, em especial pela linha interparlamentar. No segundo lugar ficam os laços comerciais e econômicos, já que hoje em dia o Brasil é responsável por quase metade do intercâmbio comercial da Rússia com todos os países da América Latina, equivalendo a 5,5-6 bilhões de dólares (21-22 bilhões de reais).
"Por enquanto, é o único país da América Latina onde está aberta e funciona uma estação para vigiar o lixo espacial", ressaltou Akopov na entrevista à Sputnik Mundo.
Brasil no mercado russo
O Brasil é um dos maiores exportadores de produtos agrícolas para o mercado russo. Em primeiro lugar, trata-se de carne, grandes quantidades de soja, milho, cana de açúcar. Na região de Kaliningrado existe um complexo inteiro de empresas para processar a soja brasileira.
Projetos conjuntos
Um dos projetos mais interessantes é o projeto Solimões no Amazonas, no qual a Rosneft russa está envolvida. Nesta zona a empresa descobriu grandes reservas de gás natural. Hoje em dia a Rosneft está explorando essas jazidas e há boas perspectivas do uso deste gás no desenvolvimento da economia brasileira, para além de ser também vantajoso para as empresas russas.