Congresso americano bloqueia venda de caças F-35 à Turquia por causa dos S-400 russos

O Congresso dos EUA suspendeu os fornecimentos de caças F-35 à Turquia devido a suas intenções de adquirir sistemas de defesa aérea russos S-400 Triumph, relatou o jornal The Washington Post.
Sputnik

Ambas as câmaras do Congresso aprovaram a emenda respetiva, que foi introduzida na última versão do orçamento militar dos EUA para 2019, diz o jornal

A decisão definitiva sobre a entrega dos caças será tomada logo que o Pentágono analise as consequências do não fornecimento.

Segundo escreve o The Hill, no prazo de 90 dias, o Pentágono deverá apresentar ao Congresso um relatório sobre como a suspensão do fornecimento dos F-35 à Turquia afetará as relações entre Washington e Ancara.

Turquia não considera Patriot como alternativa ao S-400, diz parlamentar turco
Vale destacar que o passo do Congresso contradiz a posição do chefe do Pentágono, James Mattis, que apelou a que os congressistas não bloqueassem a venda destes aviões a Ancara.

Em dezembro de 2017, a Rússia e a Turquia firmaram um acordo de fornecimento de sistemas de defesa antiaérea russos S-400. Washington, por sua parte, ameaçou impor sanções contra a Turquia e pressionou Ancara com o bloqueio da venda de seus caças de 5ª geração F-35.

Os Estados Unidos e representantes da OTAN, da qual a Turquia faz parte, expressaram preocupações quanto à compatibilidade das armas de produção russa com seus sistemas de defesa, afirmando ainda que tal pode dar à Rússia acesso às tecnologias do F-35, caso o avião seja sincronizado com o S-400.

Comentar