Notícias do Brasil

Justiça fecha fronteira para venezuelanos em Roraima

Decisão da Justiça neste domingo (5) determinou que a entrada imigrantes vindos da Venezuela em Roraima seja suspensa até que seja encontrada uma maneira de levar a população que deixa o país de Nicolás Maduro para outras regiões do Brasil.
Sputnik

A medida é do juiz federal Helder Girão Barreto, da 1ª Vara Federal de Roraima, e foi noticiada pela Folha de S. Paulo.

Está suspensa a entrada de venezuelanos na cidade de Pacaraima. 

O fluxo migratório provocado pela crise econômica e social na Venezuela tem provocado uma queda de braço entre Roraima e o Governo Federal. A governadora de Roraima, Suely Campos (PP), tem afirmado que Brasília faz pouco para ajudar com o cenário e já chegou até mesmo a pedir o fechamento da fronteira no Superior Tribunal Federal. O pedido, todavia, foi negado.

Após atentado, 11 jornalistas foram presos na Venezuela, diz sindicato local
Na semana passada, Suely determinou por decreto que os venezuelanos não poderão ser atendidos na rede de saúde e educação do Estado a menos que detenham um passaporte. A medida, na prática, impede que a maior parte dos imigrantes sejam atendidos já que muitos chegam ao Brasil sem documentos.

O MPF (Ministério Público Federal) e DPU (Defensoria Pública da União) tentaram reverter e a decisão e o Judiciário decidiu suspender a entrada de venezuelanos até que seja alcançando um "equilíbrio numérico" com o encaminhamento dos refugiados para outras partes do Brasil. 

Comentar