Futuros do petróleo da China sobem e ninguém sabe por quê

As flutuações positivas ocorrem em meio às dúvidas dos investidores globais na indústria do petróleo sobre como a demanda será afetada pelos atritos comerciais entre EUA e China.
Sputnik

Chegou a vez do petróleo: China se recusa a comprar hidrocarbonetos dos EUA
Os futuros do petróleo em yuans dispararam na terça-feira (7) até o limite diário da Bolsa de Valores de Xangai crescendo quase 5% em agosto, o que é um recorde, informa a Bloomberg.

Nas últimas duas semanas, os futuros do petróleo da China mostraram uma tendência de crescimento na maioria dos dias, enquanto os futuros do dólar estão dentro de uma faixa estreita.

"Os futuros do petróleo bruto que a China lançou em março com a ambição de competir com os pontos de referência norte-americanos e europeus parecem estar ‘dançando' no mercado do petróleo sob uma música que somente eles podem escutar", comentou Bloomberg.

Será que China vai ceder à pressão americana e deixar de comprar petróleo iraniano?
Não se sabe qual é o motivo do crescimento dos futuros do petróleo em yuan, embora tais flutuações positivas ocorram em meio às dúvidas dos investidores globais na indústria do petróleo sobre como a demanda será afetada pelos atritos comerciais entre EUA e China, as perspectivas para a diminuição das exportações de petróleo bruto do Irã, devido às sanções dos EUA, a incerteza sobre a estratégia da Arábia Saudita e a queda nos estoques no centro de distribuição de petróleo de Cuching (Oklahoma, EUA).

No caso do petróleo Brent e WTI, diferentes fatores levaram à volatilidade de seus preços, ao contrário dos futuros em yuan.

Comentar