Agência espacial russa confirma construção de Angosat-2 após lançamento fracassado

A Agência Federal Espacial da Rússia, Roscosmos, confirmou à parte angolana que planeja construir e lançar o satélite Angosat-2 em substituição do aparelho antecessor perdido, informou à Sputnik a assessoria de imprensa da agência russa.
Sputnik

Nos finais de abril, a empresa Energiya, responsável pela construção do Angosat-1, reconheceu a perda do aparelho, desenvolvido especialmente para Angola e colocado em órbita no fim de 2017. A comunicação com o satélite foi perdida logo após o lançamento. Em resultado disso, a parte russa se comprometeu a construir um satélite novo por sua conta.

Angola, um aliado fiel da Rússia que pode ajudar a estreitar laços com África
"Foram realizadas negociações entre o diretor-geral da corporação estatal Roscosmos, Dmitry Rogozin, e o ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação angolano, José Carvalho da Rocha. […] As partes reiteraram o objetivo de cumprir as obrigações em relação ao lançamento do satélite Angosat-2 no prazo estabelecido", explicou a assessoria.

Além disso, foi informado que, no decurso das conversações, foram discutidas também outras questões, inclusive as relacionadas com a criação da base legislativa para sustentar a cooperação bilateral na área de pesquisa e uso do Espaço com fins pacíficos.

Mais cedo, foi comunicado que o lançamento do Angosat-2 deverá decorrer no período de 30 meses após o reconhecimento da perda do primeiro aparelho, em 24 de abril de 2018.

Comentar