Noruega planeja tratar dependentes de droga com fornecimento gratuito de heroína

A Noruega tem uma das maiores taxas de mortalidade por overdose na Europa – 81 vítimas fatais por milhão de habitantes em 2015.
Sputnik

O governo norueguês anunciou um plano para fornecer heroína gratuita aos usuários de drogas mais dependentes, em uma tentativa de melhorar a saúde e condições de vida desses cidadãos e reduzir as altas taxas de overdoses fatais, noticia a agência AFP.

Universo poderia perecer a qualquer momento, dizem cientistas
"Esperamos que isso forneça uma solução que proporcione uma melhor qualidade de vida a alguns dependentes de drogas que hoje estão fora de nosso alcance e a quem os atuais programas de reabilitação não ajudam em nada", afirmou o ministro norueguês da Saúde, Bent Hoie.

O projeto experimental envolvendo a prescrição de heroína gratuita aos dependentes deve ser lançado pelo Departamento Norueguês de Saúde e Assuntos Sociais até 2020.

Como a expectativa do número de dependentes abrangidos é de cerca de 400 pessoas, ainda não está claro como estas serão selecionadas e quanta droga será prescrita.

Muitos noruegueses não concordam com esse tipo de terapia, que já foi adotada ou testada na Dinamarca, Holanda e Suíça.

Defensores do plano apontam reiteradamente para as supostas melhorias na qualidade de vida dos dependentes, queda nas taxas de mortalidade por overdose e redução da criminalidade.

Comentar