Rússia teria avisado Turquia de golpe militar no país, comunica mídia iraniana

Uma agência iraniana citou mídias árabes comunicando que os agentes dos serviços secretos russos teriam avisado seus colegas turcos sobre a alegada preparação de um golpe militar no país, diretamente relacionado com a própria figura do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.
Sputnik

A agência Fars adianta que a inteligência russa teria informado o lado turco que vários helicópteros estavam se aproximando de um hotel resort na região turca de Marmaris, onde se encontrava o líder turco, que consequentemente deixou o local 44 minutos antes da chegada dos militares.

'Turquia governada por Erdogan se transforma em uma ditadura sombria', diz Netanyahu
De acordo com fontes diplomáticas anônimas, o exército russo que estava na região registrou mensagens via rádio onde se falava sobre os preparativos para um golpe por parte dos militares turcos.

Especifica-se que se tratou de uma subdivisão militar russa na base aérea de Hmeymim, na Síria, onde está estacionada a aviação que participa da operação antiterrorista. Assim, asseguram as fontes da agência iraniana, a subdivisão está equipada com sistemas modernos de intercepção de dados importantes.

A notícia tem a ver com os acontecimentos de 15 de julho de 2016. Deste modo, os dados sobre a aproximação do golpe foram recebidos poucas horas antes de seu início, precisa a mídia.

Os altos responsáveis militares do exército turco, para oferecer resistência ao golpe, ordenaram que todas as forças aéreas e terrestres parassem suas operações, inclusive com envolvimento de veículos militares como tanques, aviões e helicópteros.

Em resultado, os organizadores do golpe iniciaram a operação seis horas antes do planejado ao tomar consciência que seus planos tinham sido revelados.

Comentar