"Trabalharemos para alcançar um crescimento mais sustentável com o uso de medidas cautelares na macroeconomia e política fiscal rígida (…). A redução da inflação é nossa principal prioridade. Queremos reduzi-la a um dígito o mais rápido possível", disse Albayrak, citado pela agência de notícias Anadolu.
"Não estamos em negociações com o Fundo Monetário Internacional. Continuaremos a garantir o financiamento dos mercados internacionais. Estamos cientes das recentes flutuações, desafios. Conhecemos o potencial de nosso país. Vamos emergir mais forte com as medidas que tomarmos", indicou Albayrak..
A declaração seguiu as declarações do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que acusou Washington de travar uma "guerra econômica" contra Ancara depois de Donald Trump anunciar tarifas extras ao aço (50%) e alumínio (20%) importados da Turquia. Em resposta, Erdogan dobrou as tarifas sobre algumas importações dos EUA, incluindo carros, álcool e tabaco.
O movimento fez despencar o valor da lira turca no mercado internacional. A moeda, porém, recuperou-se levemente na quarta (15), quando o Qatar anunciou a intenção de investir na economia turca.