O projeto Kortezh é uma família de automóveis de luxo para as primeiras figuras do Estado e inclui uma limusine, um sedan e uma minivan, além do esperado todo-o-terreno, todos eles em uma plataforma modular comum. Estes veículos são desenvolvidos pelo instituto de pesquisa NAMI em colaboração com o grupo Sollers do empresário Vadim Shvetsov e parceiros.
Os investimentos do Estado no projeto somaram 12,4 bilhões de rublos (750 milhões de reais). Até o início do próximo ano, os carros da família Kortezh sob a marca Aurus aparecerão em venda livre, devendo seu preço atingir 10 milhões de rublos (600 mil reais).
A primeira vez que Putin usou sua nova limusine em público foi no dia da posse, em 7 de maio. Depois, o líder russo também apareceu no mesmo carro luxuoso durante a cúpula com Trump em Helsinque, realizada em julho.
"Nisso também os superamos", sorriu Manturov em resposta a uma frase da correspondente da Sputnik, falando que os próprios norte-americanos consideram a limusine do presidente russo melhor do que o carro de Trump.
Hoje em dia, Donald Trump usa o automóvel Cadillac One, batizado de "A Fera" (The Beast) que herdou do seu antecessor, Barack Obama. Entretanto, hoje em dia o consórcio General Motors está elaborando novo carro para Trump.
"Sabem qual é a diferença crucial entre nosso Aurus e o Cadillac americano? Quanto aos EUA, não é um carro de série, foi produzido na base de uma plataforma pesada, enquanto o nosso carro é de série. Ou seja, desde o princípio montamos um projeto de veículo blindado em série", observou o ministro.
"Quando a gente pega o mesmo Mercedes, por exemplo, claro que é muito estético e belo mas, ao mesmo tempo, ele foi construído desde o início como um veículo ligeiro, e quando se torna blindado e com maior comprimento, já se trata de um carro que não é de série. As proporções do nosso carro, especialmente do exterior, parecem mais estéticas", explicou.