Kosovo rejeita plano para troca de territórios com a Sérvia

O presidente da autoproclamada República do Kosovo, Hashim Thaci, o primeiro-ministro Ramush Haradinaj e o presidente da Assembleia, Kadri Veseli, decidiram em encontro realizado nesta quinta-feira não aceitar a troca de territórios com a Sérvia em nome da resolução do longo conflito entre os dois, segundo informou a mídia local.
Sputnik

Mais cedo, uma fonte diplomática em Bruxelas disse à Sputnik que a União Europeia estava contando com um acordo global e juridicamente vinculativo entre a Sérvia e Kosovo até a primavera de 2019. Mas, citando o premiê Haradinaj, a RTK disse que os líderes do país teriam alcançado um consenso de que não poderia haver troca de territórios com a Sérvia nas conversas de Bruxelas.

'Não há aqui nenhuma paz': EUA armam Kosovo

A próxima rodada de negociações, entre Thaci e o presidente sérvio, Aleksandar Vucic, está marcada para o dia 7 de setembro, na capital belga. O encontro será mediado pela alta representante da UE para Política Externa e Segurança, Federica Mogherini, que, ontem, disse esperar negociações "difíceis, mas possíveis" de um acordo sustentável entre Pristina e Belgrado. 

A Sérvia e o Kosovo estão atualmente envolvidos em um conflito sobre suas fronteiras. No início de agosto, o presidente sérvio sugeriu dividir o Kosovo ao longo de linhas étnicas, como meio de evitar novos conflitos. De acordo com esse plano, a Sérvia abriria mão de suas áreas ao sul, a maioria habitada por albaneses, em troca dos territórios do Kosovo onde prevalece a população sérvia. No entanto, a liderança kosovar rejeitou a ideia. 

Comentar