Submarino nuclear se junta a grupo naval americano no Mediterrâneo

O submarino nuclear americano USS Newport News da classe Los Angeles, equipado com mísseis de cruzeiro Tomahawk, entrou no porto de Gibraltar, comunica uma edição local.
Sputnik

De acordo com o Gibraltar Chronicle, o navio foi flagrado perto do porto ainda na noite de quinta-feira (30). Além disso, uma lancha dos serviços aduaneiros espanhóis tentou se aproximar do submarino estadunidense, mas acabou sendo interceptado pela polícia de Gibraltar.

Lavrov sobre situação em Idlib: Síria tem direito de tirar terroristas de seu território
O Pentágono confirmou a entrada do submarino em Gibraltar e afirmou que se trata de uma "visita técnica de rotina".

Mais cedo, o representante oficial do Ministério da Defesa da Rússia, major-general Igor Konashenkov, disse que, de acordo com fontes independentes, os terroristas do agrupamento Tahrir al-Sham, proibido na Rússia, estariam preparando uma provocação com armas químicas para acusar Damasco de as usar contra sua própria população, como já aconteceu por várias vezes.

Segundo disse o representante da entidade militar russa, a coalizão ocidental liderada pelos EUA planeja se aproveitar dessa provocação como pretexto para atacar objetivos governamentais sírios. Konashenkov disse no sábado passado (25) que foi com essa intenção que ao golfo Pérsico tinha chegado o destróier estadunidense USS The Sullivans, com 56 mísseis de cruzeiro a bordo, além de se ter deslocado um bombardeiro estratégico B-1B com 24 mísseis ar-terra para a base Al-Udeid no Qatar.

O Departamento da Defesa dos EUA, por sua vez, refutou os relatos sobre o reforço do seu grupo naval no leste do Mediterrâneo, mas anunciou sua "prontidão para agir" caso saia a respectiva diretiva.

Comentar