Rússia e Alemanha reafirmam a importância do acordo nuclear com Irã

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, e a diretora de assuntos políticos do ministério das Relações Exteriores da Alemanha, Antje Leendertse, destacaram a importância da preservação do acordo sobre o programa nuclear iraniano, celebrado em 2015, informou a chancelaria russa.
Sputnik

Os dois diplomatas se reuniram em Moscou nesta terça-feira. 

Irã cobra velocidade da União Europeia para salvar acordo nuclear
"Foi analisada a situação da realização do Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA) sobre o programa nuclear iraniano. As duas partes destacaram a importância da preservação do JCPOA", informou o site do ministério das Relações Exteriores da Rússia.

As partes da reunião também avaliaram questões referentes ao controle sobre armamentos e não proliferação, que representam interesse mútuo, acrescentou o órgão russo.

O JCPOA foi assinado em 2015 por Irã, União Europeia, China, Alemanha, França, Rússia, Reino Unido e EUA. O acordo estipula a diminuição gradual das sanções econômicas sobre Teerã sob a condição de que o Irã mantenha seu programa nuclear com natureza pacífica.

Em maio passado, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a retirada de seu país do acordo. Washington também ordenou que as sanções contra Teerã sejam restabelecidas "ao máximo", e não descartou a aplicação de restrições contra empresas que realizam negócios com o Irã.

Comentar