Segundo comunicado do ESO, a fotografia foi tirada como parte do Programa de Joias Cósmicas no início deste ano, quando o tempo inadequado impediu que os pesquisadores coletassem dados científicos.
A imagem divulgada nesta semana mostra os braços da galáxia estendidos repletos de grupos de "estrelas jovens e quentes" em seus discos. A aparência esticada era provavelmente o resultado de uma "influência gravitacional de um encontro galáctico passado". Também foi notado que, como a NGC 3981 está posicionada em um determinado ângulo em relação à Terra, a foto permite que observadores de estrelas vejam o centro da galáxia.
Situada a cerca de 65 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Crater, a galáxia NGC 3981 faz parte do Grupo NGC 4038, que contém entre 13 e 27 galáxias. As mais conhecidas do grupo são as Galáxias Antena.
As autoridades conseguiram obter a imagem usando o Redutor Focal e Espectrógrafo de Baixa Dispersão 2 (FORS2, na sigla em inglês) no Telescópio Very Large do ESO. O FORS2 está conectado ao Telescópio da Unidade 1 do VLT.
Outras imagens divulgadas incluem um mapa de pesquisa da NGC 3981 e uma variedade de vídeos que oferecem uma visão mais aprofundada da região.