Tupolev supersônico toma forma: divulgadas características preliminares do avião

A empresa construtora aeronáutica russa Tupolev acabou os trabalhos preliminares do futuro avião de passageiros supersônico. Agora a companhia tem uma visão geral sobre a forma do novo avião, embora ainda falte muito por fazer, comunicou um dos gerentes.
Sputnik

"O escritório de projetos Tupolev está acabando as obras de anteprojeto do avião de passageiros supersônico. Foi um trabalho conjunto com as organizações cientificas mais destacadas do país", comentou à Sputnik Valery Solozobov, o vice-diretor da Tupolev responsável pelo design.

Novo avião russo certamente ultrapassará seus rivais, podendo ainda preocupar OTAN
As futuras fases incluirão a investigação de como reduzir o ruído, testes experimentais das abordagens propostas e, finalmente, a criação de um protótipo do avião para testar as novas tecnologias, destacou.

Segundo as caraterísticas preliminares, a aeronave poderá albergar uns 30 passageiros e alcançar 1.500-1.900 km/h a grandes alturas de voo.

Tupolev quer alcançar um efeito sinérgico com outros projetos aeronáuticos russos existentes.

"Levando em conta a experiência de Tupolev em desenhar aviões supersônicos e de longo curso, assim como as tecnologias e capacidades industriais restauradas graças aos projetos da Defesa, temos duas alternativas estudadas: uma com asas fixas e outra com asas de geometria variável", esclareceu Solozobov.

Os projetos mencionados são a modernização profunda do bombardeiro estrangeiro Tu-160 e a atualização do bombardeiro Tu-22. Ambos os aviões alcançam velocidades supersônicas e têm asas de geometria variável, o que amplia a lista de aeródromos onde podem aterrissar e decolar.

'Radar voador' A-50U ajuda a repelir ataque do 'inimigo' nas manobras Vostok 2018
Quanto ao preço, o executivo estima que o custo do avião de passageiros supersônico nos primeiros anos será igual ao avião subsônico russo de longo curso Tu-214, hoje em dia desenvolvido em pequenos lotes de pedidos especiais para o Estado.

De acordo com várias fontes russas, se trata de uma quantia de cerca de 65 milhões de dólares (R$ 271,7 milhões) por unidade. Se tal for excessivo, se poderiam diminuir os gastos graças à produção em série.

A iniciativa de Tupolev, embora já investigada pela própria empresa, ganhou força depois de o presidente russo, Vladimir Putin, sugerir o desenvolvimento de um avião de passageiros supersônico com base nas tecnologias do bombardeiro Tu-160.

O governante argumentou que se poderiam aproveitar as competências tecnológicas e capacidades produtivas que estão se criando para produzir a versão destes aviões, o Tu-160M, para a criação de uma aeronave civil.

Comentar