Caça chinês J-15 agora é capaz de decolar e aterrissar de noite em porta-aviões

O caça embarcado polivalente J-15 da Marinha da China agora é capaz de realizar decolagens e aterrissagens noturnas, informou o jornal The Global Times.
Sputnik

A Marinha chinesa, citada pela mídia local, qualificou a nova competência do caça como um "marco histórico" e "avanço significativo" na capacidade geral de ataque e defesa do país.

O curioso caso do porta-aviões chinês: Não há caças o suficiente para ele
O analista militar Song Zhongping explicou que as manobras de decolagem e aterrissagem em porta-aviões são difíceis e perigosas mesmo durante o dia, já que o convés destes navios é muito menor do que a pista de um aeroporto. Além disso, as condições do mar e do clima podem dificultar ainda mais a tarefa.

"Durante combates noturnos, os porta-aviões tendem a reduzir sua iluminação, fazendo com que a decolagem e aterrissagem virem uma tarefa muito mais desafiadora para os pilotos", disse Zhongping.

Segundo o especialista, os conflitos militares não ocorrem apenas durante o dia, por isso "é muito importante considerar as operações noturnas nos preparativos para uma possível guerra".

Preocupação com China deveria ir além de seus caças furtivos, adverte NI
As habilidades dos aviões de combate de decolar e aterrissar em quaisquer condições atmosféricas e a qualquer hora são uma indicação importante de que o porta-aviões desenvolveu capacidades completas de combate, sublinhou o analista chinês.

O J-15 levou cinco anos para evoluir de voos de testes para treinamento de pilotos para voos diurnos e, finalmente, noturnos. Comparado com outros países que possuem porta-aviões e praticaram a técnica durante décadas, a China precisou de muito pouco tempo, ressaltou Zhongping.

Além das manobras noturnas, os pilotos de J-15 realizaram recentemente exercícios com diversos mísseis.

Comentar