Venezuela consegue apoio chinês para Plano de Recuperação Econômica, diz Maduro

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, conta com o apoio chinês para o Plano de Recuperação Econômica do país.
Sputnik

Nicolás Maduro esteve durante cinco dias na China, onde participou da XVI reunião da Comissão Mista entre ambos os países que teve lugar em Pequim. No encontro, Venezuela e China firmaram 28 novos acordos de cooperação em diversas áreas, como as áreas de petróleo, energia, mineração, ouro, ferro, tecnologia, educação, segurança, defesa e saúde.

Por que China aposta na aliança estratégica com Venezuela?
"Após o grande êxito da nossa passagem pela China, acabamos de aterrissar em nossa amada Pátria, o Plano de Recuperação Econômica conta com o apoio do nosso grande irmão mais velho", escreveu Nicolás Maduro em sua conta da rede social Twitter, destacando ainda no encerramento do evento que a relação com a China é de "ganhos compartilhados".

Desde que chegou ao poder, a Venezuela firmou mais de 400 acordos com a China, se destacando a construção de habitações, um fundo misto, a exploração petrolífera e o desenvolvimento do setor aurífero, entre outros.

Já o chanceler chinês e conselheiro do Estado, Wang Yi, indicou que "apesar das complexas circunstâncias internacionais, a China está disposta a trabalhar com a Venezuela para fortalecer o comércio e a amizade entre ambos os países".

Comentar