Rússia: EUA controlaram Conselho de Segurança da ONU com sanções contra Coreia do Norte

Conselho de Segurança da ONU
Moscou lamenta que os Estados Unidos tenham intensificado os esforços para colocar o Conselho de Segurança da ONU e seu comitê para a Coreia do Norte sob controle ao tratar da questão das sanções contra Pyongyang. A informação é do Ministério das Relações Exteriores da Rússia nesta quarta-feira (19).
Sputnik

Na última segunda-feira (19), a embaixadora dos EUA na ONU, Nikki Haley, acusou a Rússia de violações "consistentes" da resolução do Conselho de Segurança da ONU sobre sanções contra Pyongyang, que envolvem restrições ao fornecimento de combustível à Coreia do Norte e à contratação de trabalhadores norte-coreanos.

Donald Trump e Nikki Haley na sede da Organizalão das Nações Unidas (ONU) antes de uma reunião da Assembleia Geral da ONU em 18 de setembro de 2017.
EUA acusam Rússia de violar sanções contra Coreia do Norte
"É profundamente lamentável que durante a presidência no Conselho de Segurança da ONU em setembro, os americanos intensificaram suas tentativas de colocar sob seu controle tanto o próprio Conselho quanto seus órgãos auxiliares, incluindo o Comitê 1718", disse a chancelaria russa em seu comunicado.

As acusações norte-americanas também levaram o embaixador da Rússia na Coreia do Norte, Aleksandr Matsegora, a chamá-las de "injustas", destacando que os ataques não foram baseados em fatos, mas de especulações e suposições infundadas.

O diplomata também observou que a Rússia "cumpria de maneira muito responsável e consistente os requisitos das resoluções do Conselho de Segurança da ONU".

O embaixador enfatizou que essa foi a razão pela qual o comércio bilateral entre a Rússia e a Coreia do Norte caiu mais de 70% desde o início do ano.

Comentar