Desvendado o segredo da famosa ilusão de ótica (FOTO)

Cientistas revelaram do que depende a percepção de umas ilusões de ótica mais famosas "Minha esposa e minha sogra".
Sputnik

Um grupo de cientistas da Universidade Flinders e da Universidade da Austrália Meridional chegaram à conclusão que a percepção é influenciada pela idade da pessoa. Os resultados de seu estudo foram publicados no jornal Scientific Reports.

A particularidade da ilusão é que em uma só imagem de rosto se pode ver duas mulheres: uma jovem com o rosto virado ou o perfil de uma senhora velha.

Ilusão de ótica "Minha esposa e minha sogra"

Do experimento participaram 666 pessoas de 22 países do mundo (a maioria dos EUA — 393) na faixa etária entre 18 e 68 anos e com a média de idades de 33 anos.

Os pesquisadores pediam para que os participantes olhassem para a imagem, perguntando se enxergavam uma pessoa ou um animal. Se escolhiam a primeira opção, os cientistas perguntavam o sexo da pessoa e no caso de uma resposta certa (mulher), perguntavam se era uma moça ou uma idosa.

Ilusão de ótica está incomodando todos com dúvida 'é uma porta ou uma praia?' (FOTO)
Os resultados mostraram que as pessoas com menos de 30 anos identificavam mais frequentemente o rosto de uma moça, enquanto os mais velhos enxergavam a "sogra". Vale destacar que quanto mais jovem era a pessoa, mais jovem lhe parecia a moça na ilusão.

A imagem "Minha esposa e minha sogra" ("My Wife and My Mother-in-Law", em inglês) apareceu pela primeira vez em um cartão postal alemão em 1888. Em 1915, o cartunista britânico William Ely Hill apresentou sua versão da ilusão.

Em 1930, o psicólogo americano Edwin Boring utilizou a imagem em um de seus artigos, que depois disso passou a ser publicada em manuais como exemplo de ilusão de ótica.

Comentar