O levantamento foi realizado em 10 estados (PA, CE, PB, PE, BA, MG, RJ, ES, SP e PR) e no Distrito Federal. Os estados com mais candidatos são: Minas Gerais (5), Ceará (5), Pará (4) e Paraná (4). A íntegra da pesquisa pode ser acessada no link.
Segundo o Intervozes, estes programas mesclam "populismo político, conteúdos sensacionalistas" e "violações dos direitos humanos".
O levantamento destaca alguns casos, como o de JR Avelar, que trabalha no programa Balanço Geral, na afiliada da TV Record no Pará. Ele refere-se a si mesmo como "Mensageiro da Morte" e irá disputar ao cargo de deputado estadual pelo PHS.
O apresentador do Brasil Urgente, José Luiz Datena, também é um ator político. Ele ensaiou entrar na política partidária por duas vezes, para ser candidato ao cargo de prefeito de São Paulo, em 2016, e também chegou perto de ser candidato a senador, também em São Paulo, nas eleições deste ano.
Apesar de ter recuado de sua própria candidatura, Datena aparece no horário eleitoral para pedir votos para o candidato ao senado César Maia, no Rio de Janeiro.
A legislação brasileira não impede que políticos com mandatos em vigência apresentem programas de rádio e TV.