A foto do veículo blindado foi publicada pelo portal Defence Blog. O tanque foi apresentado em Washington, na exposição Associação do Exército dos EUA (AUSA, sigla em inglês). De acordo com a edição, o tanque Griffin III pesa até 40 toneladas, podendo elevar seu canhão até 85 graus.
A empresa fabricante do tanque considera sua criação como "um salto revolucionário" no desenvolvimento do equipamento blindado. O tanque conta com uma torre modular, compatível com variadas configurações de armamentos, e um sistema integrado de proteção ativa. Os fabricantes do tanque acreditam que os Griffin III são adequados para um posicionamento rápido.
Segundo detalhou o portal, as vantagens do equipamento manobrável na luta contra a infantaria foram reveladas por uma investigação especial, que estudou a experiência de utilização dos tanques no decorrer das guerras no Vietnã, Coreia, países do golfo Pérsico e na Segunda Guerra Mundial.
Além disso, o portal apontou que os novos veículos blindados leves serão capazes de fazer frente aos seus análogos russos.
Entretanto, de acordo com a edição russa Russkoe Oruzhie, para isso os fabricantes ocidentais devem se esforçar bastante, já que, por exemplo, o veículo antitanque russo Sprut, apelidado de "assassino de tanques", possuindo um canhão de 125 mm, pesa somente 18 toneladas, ou seja, menos do que o Griffin III, ultrapassando o tanque norte-americano em capacidade de manobra.