Nesta matéria a Sputnik explica por que o Pentágono precisa de mapas detalhados de estradas, zonas urbanas e rurais e passagens subterrâneas da Europa.
Queremos mapas e muitos mapas!
A proposta foi publicada no site de pedidos governamentais dos EUA. O cliente é o Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (USACE, na sigla em inglês). A duração do contrato proposto é de cinco anos, o custo total corresponde a US$ 50 milhões (R$ 188,9 milhões).
O propósito de o Pentágono estar disposto a gastar esse valor elevado para adquirir um grande número dos mais diversos mapas da Europa não está especificado no documento. Sabe-se apenas que os materiais recebidos serão utilizados "para planejamento preliminar".
Medo de ficar preso no trânsito
A publicação do anúncio de concurso indica que os EUA decidiram levar a sério a modernização da infraestrutura de comunicações na Europa, que é mal adaptada para a rápida movimentação de tropas, segundo Yuri Byaly, vice-presidente do Centro Criativo Experimental da Fundação Pública Internacional.
"Estudos preliminares dos serviços de engenharia do Pentágono e da OTAN mostraram que, se necessário, a rápida movimentação de tropas ao leste não será possível – estradas, pontes, portos e aeródromos não se encaixam. Bruxelas e Washington exigem que os governos europeus reequipem a infraestrutura de transporte, mas aparentemente não confiam neles. Então o Pentágono decidiu pegar o touro pelos chifres e primeiro avaliar a escala do problema", avalia o analista.
Em 2017, um relatório secreto da OTAN acabou caindo nas mãos da imprensa sobre sérias dificuldades logísticas que dificultam prontidão a um ataque do Oriente.
"Depois do fim da Guerra Fria, as chances da OTAN de conseguir realizar uma rápida amplificação logística em um território que havia aumentado significativamente foram atrofiadas", observou o documento.
Em junho, o The Washington Post publicou um grande artigo que começava assim: "Os comandantes norte-americanos estão preocupados — se tiverem que enfrentar a Rússia, então as tropas mais poderosas do mundo podem ficar presas no tráfico". Citando mais um exemplo: unidades do Exército dos EUA que voltaram para a Alemanha de exercícios na Geórgia, ao invés de duas semanas como planejado, passaram quatro meses esperando seus veículos blindados – tempo preciso para deslocá-los.
Estradas despreparadas
Em princípio, as vias europeias não são destinadas ao deslocamento operacional de tropas, e sua modernização exigirá muito tempo e dinheiro. No entanto, não há dúvida de que a OTAN e, acima de tudo, o principal patrocinador da Aliança, os EUA, resolverão este problema. Assim, o tenente-general aposentado, Nikolai Topilin, avalia a situação.
As lendárias estradas europeias, mesmo a famosa Autobahn alemã (sistema de rodovias da Alemanha), construída por ordem de Hitler, nem sempre são adequadas para propósitos militares. Elas possuem multicamadas, são muito confiáveis e duráveis, mas os veículos militares com lagartas não podem se mover ao longo delas. Para evitar o colapso da estrada, revestimentos de borracha especiais devem ser usados nos trilhos de tanque e veículos blindados.
Herança soviética
A maioria dos problemas, é claro, está no Oriente – nos antigos "países da democracia popular" e nos Estados pós-soviéticos. Na Polônia, há grandes dificuldades com pontes e túneis, assim como com aeródromos. Nos países do Báltico, a largura dos trilhos das ferrovias segue o padrão russo. Os vagões vindos do Ocidente precisariam trocar seus truques para se adaptar aos trilhos, e é impossível falar sobre rápido deslocamento de tropas ou equipamentos nessa situação.
A Lituânia, a Letônia e a Estônia, talvez também a Geórgia e a Ucrânia, precisariam substituir todo o sistema ferroviário, e esse é um trabalho colossal.
As estradas desses países costumam ser tão estreitas e pouco desenvolvidas que um único caminhão derrubado pode impedir todo o movimento de tropas.
"O principal problemas estratégico da Europa é que todas as vias de transporte de lá se desenvolveram caoticamente, dependendo das necessidades da logística comercial, mas sem levar em conta interesses de defesa. Enquanto na Rússia, a construção de qualquer via, que pode ter importância operacional e tática, é tradicionalmente realizada com normas prescritas por militares. Pontes e túneis têm características bem definidas, as vias podem ser utilizadas como estradas frontais ou rápidas", explica Topilin.
A modernização das vias de transporte da Europa, que o Pentágono e a OTAN têm como o objetivo, é chamada de preparação de engenharia de um teatro de operações militares, disse o general. Segundo ele, os custos relevantes podem ser medidos em centenas de bilhões de dólares.
Atrair para corrida armamentista
Não se trata de preparo para uma guerra real. Pelo contrário, esta é uma tentativa de impor uma corrida armamentista à Rússia, opina Byaly.
"Os políticos norte-americanos falaram sobre isso repetidamente, principalmente os 'falcões' do Senado. A experiência bem-sucedida do colapso da URSS, em relação à qual as mesmas táticas foram usadas de ano a ano, não dá descanso a eles", especifica o vice-presidente do centro.
A corrida armamentista é um processo de dois gumes, lembra Topilin. Um adversário em potencial começará a se armar pesadamente apenas se a ameaça a ele for realmente séria. Portanto, os preparativos para guerra, levados a cabo pela OTAN e pelos EUA na Europa, são muito reais. E qualquer arma mais cedo ou mais tarde pode ser disparada.