Opositora de Poroshenko lidera corrida presidencial na Ucrânia

A ex-primeira-ministra ucraniana, Yulia Tymoshenko, lidera a disputa presidencial, com 15,9%, segundo uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (12). A eleição na Ucrânia acontecerá no ano que vem.
Sputnik

O presidente em exercício, Pyotr Poroshenko, está atrás de Tymoshenko, a líder do Partido da Pátria, de direita, com 6,6 pontos percentuais de diferença, segundo uma pesquisa de opinião do centro de pesquisas da Ucrânia, em Sófia.

O ex-ministro da energia, Yuriy Boyko, surge em terceiro com 8,8% dos votos. O ex-chefe de defesa Anatoliy Hrytsenko ficou em quarto com 8,2% dos votos, enquanto a estrela de rock Svyatoslav Vakarchuk está em último com 7,9%.

150 dias de prisão: jornalistas organizam ação em apoio ao colega russo detido na Ucrânia
Os ucranianos vão às urnas no início da primavera do país, entre março e junho, para eleger um novo presidente. Poroshenko ainda não anunciou sua candidatura para um segundo mandato. Uma pesquisa anterior do Instituto de Sociologia de Kiev deu a Tymoshenko uma vantagem ainda maior, de 7,4% sobre o atual presidente do país.

A pesquisa de Sófia também identificou seis partidos que teriam uma chance de ganhar vagas daqui a um ano. As próximas eleições para o parlamento ucraniano não são esperadas antes do próximo outono no país, já próximo do final do ano.

O partido de Tymoshenko recebeu a projeção de para ganhar 15,7% dos votos, seguido pelo bloco de oposição de Boyko, com 9%. Já o bloco do presidente Poroshenko, liderado pelo boxeador Vitali Klitschko, teria 8,7% dos votos.

Comentar