Roscosmos indica possível causa do acidente durante lançamento da nave Soyuz

Ainda não há uma versão final das causas do acidente no lançamento da espaçonave Soyuz. A única certeza é que as unidades do primeiro e segundo estágios do veículo de lançamento colidiram, disse o diretor executivo da Roscosmos, Sergei Krikalev.
Sputnik

Na quinta-feira (11), a nave espacial Soyuz MS-10 apresentou um problema no motor do foguete portador Soyuz-FG quando se dirigia para a Estação Espacial Internacional (EEI). A bordo da nave estavam o astronauta norte-americano, Nick Hague, e o cosmonauta russo, Aleksei Ovchinin, que pousaram ilesos no Cazaquistão na cápsula de resgate.

Krikalev acrescentou que os especialistas não excluem "desvios da trajetória programada e, aparentemente, a destruição da parte inferior do segundo estágio".

Publicadas primeiras IMAGENS da tripulação da espaçonave Soyuz após acidente
Uma fonte citada pela agência Sputnik comunicou que a causa da emergência, de acordo com dados preliminares, poderia ser a separação prematura de um dos quatro blocos do primeiro estágio, que finalmente atingiu a unidade central do segundo estágio.

Foi esclarecido que possivelmente isso se devesse à falha do disparador do sistema de separação de estágios. O sistema automático pode ter considerado o incidente como uma falha crítica e iniciar imediatamente o sistema de resgate de emergência dos astronautas.

A empresa Roscosmos criou uma comissão para investigar o incidente, a última vez que uma situação semelhante ocorreu foi em 1983.

Comentar