Se em 6 de novembro, nas eleições intermediárias, Donald Trump perder, ele será menos ativo na questão do desarmamento nuclear e do diálogo com Pyongyang. Por isso as Coreias do Sul e do Norte estão interessadas em reforçar o mais rápido possível a base da cooperação não ligada às sanções internacionais e receber o apoio dos EUA e da comunidade internacional em geral.
"O Sul e o Norte [as Coreias do Sul e do Norte] agora tentam se assegurar contra o reforço, após as eleições intermediárias nos EUA, das forças dispostas negativamente em relação à desnuclearização da península coreana e às mudanças nas relações entre os EUA e a Coreia do Norte", comunicou à Sputnik o professor Park Jongchol.
Anteriormente, a passagem de teste de um trem sul-coreano entre as duas Coreias não se realizou por causa da posição do Comando da ONU chefiado por um general norte-americano, que anunciou a necessidade de permissão prévia para atravessar a fronteira. Desta vez os sul-coreanos planejam se preparar minuciosamente, consultando previamente os países interessados e órgãos envolvidos.
Park Jongchol comentou que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, se manifestou pela fabricação em massa de vagões de carga e de passageiros e usar travessas de alta qualidade, esperando um aumento significativo da velocidade de circulação e a finalização antecipada da investigação.
Por outro lado, o especialista assinalou que a modernização do ramo oriental, com ligação posterior à ferrovia Transiberiana, é menos atraente do que a construção de gasoduto, oleoduto ou linhas elétricas nesta direção. Esse fato colocará o ramo em um papel secundário.
"A Coreia do Norte gostaria também de usar investimentos sul-coreanos em ferrovias como forma de atrair capital chinês e russo também. Se o Sul construir caminhos de ferro com os seus materiais de alta qualidade, é muito provável que a China e a Rússia invistam ainda mais nas ferrovias norte-coreanas", opina Park Jongchol.
As Coreias do Sul e do Norte chegaram a acordo para ligar e modernizar os caminhos de ferro e rodovias ao longo das costas oriental e ocidental da península coreana ainda em abril de 2018. Em junho, eles efetuaram vários encontros dedicados a essa questão. Em julho, as Coreias realizaram exames conjuntos dos trechos de ligação entre as ferrovias.
Na Declaração de Pyongyang, os líderes do Sul e do Norte confirmaram a intenção de cooperar nas áreas dos caminhos de ferro e rodovias. Nas últimas negociações eles conseguiram definir o prazo da cerimônia de ligação das ferrovias para fim de novembro ou início de dezembro.