Os ecranoplanos são máquinas únicas, capazes de funcionar nos limites entre ambientes diferentes, isto é, a água, o ar e o solo, combinando em si a grande capacidade de carga de um navio com a alta velocidade e alcance de um avião. Porém, além da versão militar, a indústria russa também se ocupa do desenvolvimento dessas máquinas para uso civil.
Para saber qual poderia ser o futuro dos ecranoplanos e seu papel na guerra naval moderna, a Sputnik Vietnã consultou o diretor da associação, Yuri Varakosov.
"Há muitas opiniões sobre o tema, todas elas são controversas. Por um lado, algumas publicações na mídia argumentam que o desenvolvimento desse tipo de equipamentos é necessário e promissor. Ao mesmo tempo, uma série de eminentes construtores de navios russos […] não veem nenhum papel e lugar para ecranoplanos na estrutura da Marinha [da Rússia]. Afinal das contas, a palavra final cabe aos próprios militares", opinou.
No que se trata de ecranoplanos civis, se espera que estes possam se tornar em veículos de transporte alternativos para as regiões remotas, como as zonas do Ártico e do Extremo Norte e Extremo Oriente russos.
Enquanto isso, se deve tomar em consideração outro fator importante — pelo fato de os ecranoplanos não serem nem navios nem aviões, mas veículos completamente diferentes, sua criação provoca todo o tipo de problemas, inclusive a nível jurídico e técnico.
"Os cálculos realizados mostraram que até o preço de custo de uma hora de viagem do ecranoplano experimental Orion-20, destinado a 30-35 passageiros (e tal veículo já foi construído), é comparável com o de um navio hidrofólio tipo Kometa. Este transporta até 70 passageiros, mas sua velocidade máxima não excede 70-80 km/h. Já o ecranoplano pode alcançar uma velocidade de cruzeiro de até 200-220 km/h. Calculamos a eficiência econômica do ecranoplano […] em um dos reservatórios d'água internos no norte da parte europeia da Rússia. Um hidrofólio do tipo Kometa gasta mais de uma hora com esse percurso com um preço do bilhete de 2.500 rublos (mais de 140 reais). Já o nosso ecranoplano vai percorrer a mesma distância em 20 minutos, enquanto seu bilhete não custará mais de 800 rublos (45 reais)", contou Varakosov, adiantando que o prazo de amortização do Kometa é de 8-10 anos, enquanto o do Orion não é superior a 5,5 anos.
Por enquanto, os ecranoplanos russos estão ainda em sua fase de nascimento. No entanto, modelos análogos também estão sendo desenvolvidos no exterior: nos EUA, na China e no Vietnã.