Primeiros 'gêmeos' interplanetários da NASA mostram FOTO do Planeta Vermelho

As sondas gêmeas marcianas MarCO, que atualmente se encontram no espaço, são os primeiros nanossatélites a receber imagens de outro planeta.
Sputnik

"Passamos seis meses esperando para chegar a Marte", disse o chefe da missão, Cody Colley, acrescentando que "a fase da viagem da missão é sempre difícil, então pegamos todas as pequenas vitórias quando elas chegavam. Finalmente ver o planeta é uma grande vitória para toda a equipe".

A missão da NASA a Marte — The InSight Project, marcada para 2018, visa não só recolher fragmentos do solo marciano, mas também examinar as camadas internas de Marte para descobrir como planetas rochosos, assim como a Terra, foram formados. Atualmente, a estação espacial InSight está se aproximando do Planeta Vermelho.

A imagem de Marte recebida por MarCO, primeiro nanossatélite da NASA

Promissora e 100% pronta: russa está na lista de candidatos para colonizar Marte (FOTOS)
Entretanto, os nanossatélites, lançados junto com a estação espacial, irão desempenhar funções próprias. Os dois satélites pequenos CubeSat, também chamados de Mars Cube One (MarCO), foram criados para manter o contato entre InSight e a Terra durante pouso em Marte e permitirão que terráqueos vejam a transmissão ao vivo desse evento importantíssimo.

Seguindo indicam os pesquisadores da NASA, os satélites viajam a Marte por sua própria trajetória e é previsto que cheguem ao Planeta Vermelho antes da estação espacial. Além disso, esperam que se o experimento for exitoso, a agência espacial usará sistemas semelhantes em futuras missões interplanetárias.

Comentar