De acordo com a edição USA Today, que cita uma carta da secretária da Força Aérea, Heather Wilson, ao senador Chuck Grassley, no período entre 2016 e 2018 os militares estadunidenses gastaram 326.785 dólares com a compra de canecas especiais capazes de aquecer o café nos aviões. Comunica-se que ao longo de três anos foram compradas 391 canecas desse tipo, cujo preço médio é igual a cerca de 835 dólares (mais de 3 mil reais).
Já o senador observou que tal desperdício é inadmissível e que nessa questão se pode recorrer à ajuda de impressoras 3D, capazes de imprimir essas canecas por apenas meio dólar.
Mais cedo neste ano, a imprensa comunicou que a Força Aérea dos EUA teria comprado tampas de vasos para aviões militares pelo preço de 10 mil dólares (quase 37 mil reais) por unidade.
Em uma conversa com o serviço russo da Rádio Sputnik, o americanista Dmitry Mikheev lembrou que o problema de desperdício nas Forças Armadas dos EUA não é nenhuma novidade.
"Tais escândalos acontecem regularmente nos EUA. Por um lado, o orçamento militar dos EUA é fantástico em termos de volume, mas por outro, esse orçamento é ordenhado nas muitas etapas de terceirização, quando somas enormes vão para intermediários. Em resultado, se cria um paradoxo", opinou.
O paradoxo se consiste em que, diz o especialista, Washington gasta com necessidades militares mais dinheiro que todos os 10 países que a seguem na lista. Entretanto, cada ano se revela que esse dinheiro não basta para os novos projetos.