2 fragatas lideram frota britânica nas manobras da OTAN no Ártico

As fragatas da Marinha Real Britânica HMS Westminster e HMS Northumberland participam das manobras da OTAN Trident Juncture, previstas na Noruega para 25 de outubro, segundo confirmou o site da entidade britânica.
Sputnik

"As condições [meteorológicas] melhoraram suficientemente para a força que inclui o HMS Westminster e o HMS Northumberland e as lanchas americanas de assalto USS Gunston Hall e USS Iwo Jima", informa o comunicado.

A frota britânica inclui também o navio oceanográfico HMS Enterprise e os navios caça-minas Cattistock, Hurworth, Grimsby e Ramsey.

"Estas manobras colocarão à prova nossa capacidade para dissuadir qualquer agressão que possamos enfrentar numa era de ameaças crescentes", assinalou Mark Lancaster, secretário de Estado para as Forças Armadas.

'Guerra Fria a uma velocidade recorde'? Manobras da OTAN causam preocupações na Noruega
O Reino Unido contribui com um total de 2.700 militares, inclusive 1.600 soldados de infantaria, para estes exercícios militares, realizados nas áreas circundantes do Atlântico Norte e no mar Báltico.

Além dos navios, foram mobilizados helicópteros Hawk e 480 veículos todo-terreno.

"O Ártico e o extremo norte são zonas crescentemente militarizadas e é importante que o Reino Unido e outros aliados da OTAN treinem em cenários desafiantes", sublinhou o responsável das tropas no Ministério da Defesa.

Os exercícios Trident Juncture entrarão na lista dos maiores exercícios da OTAN das últimas décadas, com a participação de cerca de 50.000 militares, 150 aviões, 65 navios e mais de 10.000 veículos.

Comentar