EUA não querem instalar 'Forte Trump' na Polônia, relata mídia

A edição polonesa Onet, citando uma fonte, declarou que os norte-americanos não querem instalar sua base militar, denominada "Forte Trump", na Polônia.
Sputnik

"A Polônia está pronta para abandonar o conceito original de ‘Forte Trump' a favor de outra forma de presença militar americana", escreve o artigo.

Por que 'Forte Trump' na Polônia seria ideia ruim para Estados Unidos e Europa?
A edição informa que, segundo as fontes, a questão do aumento da presença de forças dos EUA no país eslavo já está quase resolvida, mas o impasse está no fato dos americanos colocarem algumas condições.

Segundo o portal, no território da Polônia deverão ser instalados "armazéns de armas e munições, elementos da estrutura de comando e inteligência norte-americanos […] Este conceito, de acordo com nossos informantes, está sendo discutido atualmente pela Polônia e pelos Estados Unidos".

O conceito de base militar permanente na Polônia "quase não tem chance de implementação", porém, mas os dois países procuram por um compromisso de aumentar a presença militar americana no país europeu, de acordo a edição.

Politólogo sobre 'Forte Trump': Polônia exagera seu papel e importância
Na quinta-feira (15), o ministro da Defesa polonês, Mariusz Blaszczak, reuniu-se com James Mattis, chefe do Pentágono, para debater especificamente sobre a referida base e afirmou que "a proposta [polonesa] foi recebida com grande satisfação".

Em setembro, o presidente dos EUA, Donald Trump, após negociações bilaterais com o presidente polonês Andrzej Duda, disse que seu país estava considerando o estabelecimento de uma base militar permanente na Polônia e que Varsóvia concordou em pagar até US$ 2 bilhões (R$ 7,5 bilhões) para a construção da base, que o líder polonês sugeriu chamar de Fort Trump (Forte Trump, em português).

Comentar