Relatório do Pentágono pode pôr em risco compras turcas de caças F-35

Nesta semana, o Departamento de Defesa dos EUA entregou ao Congresso um relatório avaliando a participação da Turquia no programa dos caças F-35, no âmbito do qual Ancara planeja importar ao menos 100 aviões deste modelo, informa a mídia turca.
Sputnik

Segundo frisou o representante do Pentágono, Mike Andrews, a entidade "entregou ao Congresso o relatório do secretário de Defesa sobre os F-35, previsto na Lei de Autorização da Defesa Nacional (NDAA, na sigla em inglês), para que [os congressistas] tomem uma decisão sobre os próximos passos". De acordo com o responsável, na semana que vem o Pentágono pode apresentar "novas informações classificadas" em relação ao documento.

Reino Unido vai dobrar frota de caças F-35 tendo encomendado mais 17 aviões
Sabe-se que a Turquia planeja comprar ao menos uma centena de caças F-35 Lightining II, no âmbito de um programa internacional administrado pelos EUA, dado que Ancara aderiu à iniciativa ainda em 2002.

A agência Anadolu revela que o relatório contém uma avaliação da participação turca no programa e dos riscos que a compra dos sistemas russos S-400 pela Turquia pode representar.

Conforme informou nos finais de novembro o ministro da Defesa da Turquia, Hulusi Akar, em março de 2019 Ancara receberá mais dois aviões F-35 (outros dois aparelhos já tinham sido entregues antes). Entretanto, estes ficarão no território norte-americano até novembro de 2019 com a finalidade de treinar os pilotos turcos.

Recentemente, o Congresso dos EUA informou que tem intenção de suspender as entregas dos F-35 à Turquia por causa dos seus planos de comprar sistemas de defesa antiaérea russos S-400.

Comentar