China e Coreia do Sul vão fortalecer coordenação para desnuclearização da Coreia do Norte

O presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, durante uma reunião à margem da cúpula da APEC expressaram sua disposição de fortalecer a coordenação e cooperação na resolução do problema da península coreana.
Sputnik

"No ano passado, a situação na península coreana sofreu mudanças positivas, o problema da Península Coreana como um todo voltou ao caminho certo do diálogo, os fatos mostram que nossos esforços têm um efeito", disse Xi Jinping.

Coreia do Norte ameaça retomar produção de armas nucleares se EUA não acabarem com sanções
Ele acrescentou que, sob a liderança de Moon Jae-in Zhe Ina, a Coreia do Sul fez esforços significativos para promover a redução das tensões na Península Coreana, bem como para desenvolver uma interação pacífica entre o Norte e o Sul.

"A China apoia a melhoria contínua das relações entre o Sul e o Norte. Atualmente a situação na península coreana está em um estágio crítico, a China e a Coreia do Sul precisam fortalecer os contatos e a coordenação para avançar no processo de desnuclearização e criar um mecanismo de paz na Península Coreana", acrescentou.  

O líder chinês observou que no momento é extremamente importante que as partes mostrem flexibilidade e possam continuar o diálogo.

Moon Jae-in, por sua vez, disse que a "China e Coreia do Sul compartilham interesses comuns no campo da paz e estabilidade no nordeste da Ásia". De acordo com ele, Seul  "expressa sincera gratidão à China pelo importante papel que Pequim desempenha na mitigação da situação e na resolução do problema na península coreana".

Comentar