'Acordo fechado': Turquia diz que compra dos sistemas russos S-400 não pode ser cancelada

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Melvut Cavusoglu, informou nesta terça-feira (20) que o acordo sobre o fornecimento dos sistemas de defesa russos S-400 não pode ser cancelado.
Sputnik

Autoridades norte-americanas alertaram que se Ancara prosseguir com seus planos de comprar os sistemas S-400, os Estados Unidos poderiam suspender a transferência dos caças F-35 para a Turquia. Além disso, o Congresso dos EUA aprovou uma legislação que bloquearia a transferência dos caças.

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, citado pela Reuters, disse nesta terça-feira que a compra dos sistemas de mísseis russos S-400 da Turquia é um negócio fechado e não pode ser cancelado. Ele observou, entretanto, que Ancara precisa de mais suprimentos de defesa que possam ser comprados dos Estados Unidos.

Congresso e Pentágono seguem tentando impedir que a Turquia adquira os S-400 russos
"O acordo atual é um acordo fechado, não posso cancelá-lo", disse Cavusoglu a repórteres após uma reunião com o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo. "Mas eu preciso de mais… e eu prefiro comprar dos meus aliados", acrescentou. 

Ancara e Moscou assinaram um contrato de fornecimento de sistemas de mísseis antiaéreos S-400 em dezembro de 2017. As partes também acordaram a cooperação tecnológica no campo do desenvolvimento da produção destes sistemas na Turquia.

Os Estados Unidos e outros representantes da OTAN, da qual a Turquia faz parte, expressaram preocupações quanto à compatibilidade das armas de produção russa com seus sistemas de defesa, afirmando ainda que isso poderia dar à Rússia acesso às tecnologias do F-35, caso o avião seja sincronizado com os S-400.

Comentar