Primeiro-ministro espanhol reitera ameaça de veto ao Brexit

A Espanha seguirá em frente com a promessa de vetar o acordo provisório entre o Reino Unido e União Europeia sobre o Brexit, a menos que os interesses de Madri sejam levados em conta, disse o primeir-ministro Pedro Sanchez nesta sexta-feira (22).
Sputnik

Madri tem mantido a ameaça com a intenção de que o acordo seja alterado para incorporar disposições para a negociação direta entre Reino Unido e Espanha sobre a disputa da Península de Gibraltar.

Na quarta-feira (21), Sanchez conversou com a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May. Após a reunião ela expressou confiança de que o acordo do Brexit seria endossado no próximo domingo durant a reunião dos líderes da União Europeia.

'Exército Europeu' ameaça soberania dos Estados, diz partido de Le Pen
"Depois da minha conversa com Theresa May, nossas posições permanecem distantes. Meu governo sempre defenderá os interesses da Espanha. Se não houver mudanças, vamos vetar o Brexit", escreveu Sanchez em sua conta no Twitter.

A Península de Gibraltar. reivindicada pela Espanha, é considerada um território britânico ultramarino. No referendo de 2016, a maioria da população local votou pela permanência na União Europeia, mas terão que deixar o bloco junto com o Reino Unido em março de 2019.

Apesar da oposição de Madrid ao acordo do Brexit, o projeto de declaração política sobre as futuras relações entre Reino Unido e União Europeia depois do Brexit foi fechado pelos negociadores e, em geral, a nível político, nesta quinta-feira (22).

Comentar