Forças ucranianas atacam área residencial de Donbass com artilharia pesada

Militares ucranianos teriam feito fogo neste domingo contra áreas residenciais na autoproclamada República Popular de Donetsk, na região de Donbass. No entanto, a informação não foi confirmada.
Sputnik

De acordo com um correspondente da Sputnik, o ataque, que inclui artilharia pesada, teria começado pouco antes das 18h de Brasília.

Entretanto, mais cedo, o representante da RPD no centro conjunto de controle e coordenação do regime do cessar-fogo declarou à Sputnik que a situação na linha de contato permanece calma.

"A situação ao longo da linha de contato no território da RPD permanece relativamente calma. Não foram registrados ataques em massa e violações críticas por parte das Forças Armadas ucranianas", disse interlocutor da Sputnik.

Forças ucranianas reposicionam armas pesadas na fronteira com Donbass, diz Lugansk
Na última sexta-feira, o vice-comandante do Comando Operacional da RPD, Eduard Basurin, já havia alertado para a possibilidade de haver um aumento nas atividades militares ucranianas no leste do país devido à chegada de novos armamentos adquiridos da Polônia. Segundo ele, em meados deste mês, uma empresa polonesa entregou mais de 23 mil projéteis para morteiros às forças de Kiev. 

A atual operação do Exército ucraniano em Donbass teve início em 2014 com o objetivo de reprimir uma revolta lançada por habitantes de Donetsk e Lugansk insatisfeitos com a brusca mudança de poder ocorrida no mês de fevereiro daquele ano na Ucrânia. Apesar de acordos firmados e diferentes regimes de cessar-fogo estabelecidos ao longo dos últimos anos, os confrontos entre as partes seguem até hoje na região. 

Comentar