2 em 1: NI revela caraterísticas inéditas do novíssimo sistema antissubmarino russo

O especialista Mark Episkopos escreveu em seu artigo que o nome do sistema significa "pacote", destacando que as partes do sistema podem ser modificadas sem alteração de todo o complexo.
Sputnik

O Paket russo inclui sonar para determinar alvos à distância pelo som e também sistema de lançamento, equipado com torpedos antissubmarino e antitorpedo M-15 com ogivas guiadas térmicas, donos de alcance correspondente a 10.000 metros e 800 metros, respectivamente. A edição destaca que esses projéteis explosivos são quase do mesmo tamanho e, portanto, a quantidade de cada um deles no lançador de mísseis é facilmente regulada.

The National Interest chega à conclusão que o Paket russo é inigualável pela universalidade e pelas capacidades tanto ofensivas como defensivas, sendo o único no mundo capaz de combinar defesa antissubmarino com defesa antitorpedo.

Mídia indica fator-chave que garante popularidade dos S-400 russos no mundo
Entretanto, entre os análogos mais semelhantes há o sistema de proteção de navios contra torpedos (Surface Ship Torpedo Defence, SSTD, na sigla em inglês) que também possui sonares e sistema antitorpedo indiano Mareech, mas não conta com defesa antissubmarino. 

Do ponto de vista do autor, os Paket já estão instalados em cinco navios russos Streguschy, mas é possível que, em breve, entrem em mais oito navios da mesma classe. No futuro, acredita Episkopos, a Rússia pode vir a exportar os complexos para o mercado internacional.

Comentar