O primeiro lote de sistemas de mísseis antiaéreos do Ártico Tor-M2DT foi colocado à disposição do exército russo, anunciou o Departamento de Informação e Comunicação do Ministério da Defesa da Rússia.
Os especialistas da 705ª missão militar do Ministério de Defesa da Rússia realizaram um ciclo de testes de aceitação e receberam o primeiro lote de série de 12 sistemas "árticos" Tor-M2DT, diz o comunicado.
Segundo o especialista, o sistema de mísseis antiaéreos Tor-M2 tem um radar e oito mísseis, que podem atuar contra alvos aéreos, incluindo mísseis balísticos de médio e curto alcance.
"Agora este sistema foi adaptado para implantação no Ártico, em altas latitudes, para que possa suportar temperaturas de até 50 graus negativos, podendo mover-se pela tundra coberta de neve e pelas rochas do Ártico", disse Litovkin.
De acordo com ele, a arma foi recolocada sobre um novo transportador: se antes o Tor-M2 tinha lagartas, podia mover-se sobre terrenos acidentados, agora foi instalado em um "trem" articulado com lagartas largas. "Esses "trens" do norte podem se mover sobre camadas de neve alta — ou seja, esta é uma base ártica para o sistema Tor-M2", acrescentou o especialista.
"E o resto permanece como estava. Este é um sistema muito eficaz, pode abater foguetes disparados por lançadores múltiplos. Neste segmento, esta é a melhor arma, este sistema não tem concorrentes", concluiu Viktor Litovkin.