Rússia e Argentina assinarão acordo nuclear durante visita de Putin

Rússia e Argentina assinarão um acordo de cooperação nuclear estratégica durante a próxima visita do presidente russo, Vladimir Putin, segundo afirmou o embaixador russo na Argentina, Dmitry Feoktistov.
Sputnik

Putin participará da Cúpula do G20, em Buenos Aires. O encontro acontecerá entre 30 de novembro e 1 de dezembro.

"Um dos documentos que serão assinados [durante a visita de Putin] é o acordo sobre cooperação nuclear estratégica entre a Rússia e a Argentina. [O acordo] cobrirá vários aspectos dessa cooperação, incluindo a possível construção de uma grande usina nuclear do design da Geração Russa III+"disse Feoktistov.

O embaixador ressaltou que esse seria um projeto caro.

Energia nuclear na América Latina: Rosatom comenta projetos no continente
"A Rússia está pronta para propor um projeto do tipo turnkey e para construir uma usina nuclear, fornecer os serviços de manutenção e vender energia elétrica para os parceiros argentinos pelo preço fixo", observou Feoktistov. Um projeto turnkey é o tipo de projeto com aspectos operacionais incluído.

De acordo com o embaixador, Moscou e Buenos Aires também estão discutindo a construção de uma usina nuclear menor, "talvez a construção conjunta de uma usina nuclear flutuante semelhante à da Akademik Lomonosov, ou a venda de uma usina para os parceiros argentinos".

Feoktistov acrescentou que os lados também estavão discutindo uma agenda sobre a cooperação nuclear.

Comentar